CANCIONEIRO MUSICAL DE BELÉM. E ESTUDO INTRODUTÓRIO E TRANSCRIÇÃO DE MANUEL MORAIS. LISBOA: IMP. NAC.-CASA DA MOEDA, 1988. DE 32X22 CM. COM 140, [3] PÁGS. ILUST. E.
O Cancioneiro de Belém é um manuscrito português do início do século XVII contendo 18 músicas e poemas da época renascentista e foi descoberto no finais dos anos 60 pelos professores Arthur Lee-Francis Askins e Jack Sage, especialistas na poesia quinhentista Ibérica, entre os códices, na época ainda inexplorados, do Museu Nacional de arqueologia e etnologia, em Belém, Lisboa.
Manuel Morais estuda e publica neste volume uma edição crítica do cancioneiro, juntamente com a transcrição para notação musical moderna de todas as dezoito músicas. No interior do cancioneiro uma inscrição informa: Porto, dia de S. Miguel, [1]603. Entretanto, as músicas nele contidas são anteriores a 1603, tendo sido datadas como pertencentes à segunda metade do século XVI (c. 1560-1580). No cancioneiro estão registados os únicos madrigais portugueses manuscritos de que se tem notícia, além de vilancetes, cantigas e dois raros exemplos de vilancicos religiosos, um para o Natal (Pues a Dios humano vemos) e outro para Corpus Christi (O manjar bivo, dulçe i provechoso).
Encadernação editorial em tela com títulos gravados a seco e a negro na pasta frontal e lombada, protegida por sobrecapa impressa a cores.
NOTA: folhas de guarda e corte das folhas com acidez; sobrecapa amarelecida e com pequenos rasgos.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.