CONVENTO DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS 1494 – 1834

12,72€

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS 1494 – 1834

12,72€

GÓIS, CORREIA (2007) CONVENTO DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS 1494 – 1834. MONTEMOR-O-VELHO: C. GÓIS. DE 25X17 CM. COM 232 PÁGS. ILUST. E.

As últimas 70 págs. constituem o apêndice documental.

“O trabalho que vem agora ao público do Dr. Correia Góis, uma monografia, reúne as fontes pesquisadas, que se projetam nas vertentes cultural, artística, económica, social e religiosa ponto para tal, o autor recolheu um grande número de informações, através da análise de documentos manuscritos, impressos e de uma extensa bibliografia. A partir de um estudo criterioso e sério, chega-nos um livro que apresenta uma panorâmica da Ordem dos Agostinhos desde a sua fundação em tempos longínquos, a sua instalação em Portugal, regras, vestimentas e outros.

Do convento de Nossa Senhora dos Anjos contemplamos uma visão global e globalizante de uma realidade de grande dimensão regional ao nível religioso e artístico, acompanhada de análises comparativas, criando uma história homogénea de pequenos retalhos que se encontram dispersos por diversas Fontes documentais”.

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos teve origem numa pequena ermida pertencente a Diogo de Azambuja, fidalgo da Casa Real natural de Montemor-o-Velho que se destacou pelos serviços prestados a D. Afonso V e D. João II em África. O convento foi fundado em 1494 para acolher um convento dos frades eremitas de Santo Agostinho. O edifício sofreu várias intervenções ao longo do tempo que definiram a sua estrutura, em especial aquelas executadas durante o século XVII. A fachada data desse século e revela uma simplicidade típica da arquitetura anterior ao barroco.

A capela-mor ostenta um retábulo em pedra (ex-líbris da Igreja) e alberga o túmulo do fundador, Diogo de Azambuja, trabalho atribuído a Diogo Pires-o-Moço. A arca tumular está inserida num arcosólio e decorada com as armas dos Azambuja e apresenta estátua jacente. O túmulo foi trasladado para a capela-mor apenas no século XVIII.

Cartonagem editorial, com leve desgaste

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in