AZEVEDO, ROGÉRIO (1942) DESPROPÓSTITO: A PROPÓSITO DO PAÇO DOS DUQUES DE GUIMARÃES: EPÍSTOLA AO SR. DR. ALFREDO PIMENTA. PORTO: LIVRARIA FERNANDO MACHADO. DE20X13CM. COM 43 PÁGS. B.
Trata‑se de uma intervenção redigida em forma epistolar dirigida a Alfredo Pimenta, em resposta às críticas e discussões suscitadas pelo projecto de restauro do Paço dos Duques de Bragança (Guimarães).
O texto centra‑se na defesa da visão arquitectónica e das soluções de restauro propostas por Azevedo para o Paço, ao mesmo tempo que contesta as observações apresentadas por Pimenta.
Esta obra documenta uma polémica concreta na história do restauro patrimonial em Portugal, oferecendo uma visão interna das discussões profissionais entre arquitectos e historiadores na década de 1940. Revela as concepções de Rogério de Azevedo sobre o restauro, a preservação arquitectónica e a função do património — que contribuem para a história da arquitectura portuguesa do século XX. E mostra como o património se torna campo de disputa intelectual, ideológica e estética — o que a torna interessante para estudos de arquitectura, de historiografia do património e de cultura material.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.