DITOS PORTUGUESES DIGNOS DE MEMÓRIA [DE AUTOR DESCONHECIDO]. HISTÓRIA ÍNTIMA DO SÉCULO XVI, ANOTADA E COMENTADA POR JOSÉ HERMANO SARAIVA. LISBOA: PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA. DE 21X14 CM. COM 532 PÁGS. B.
Cruel depoimento da sociedade do século XVI, esta compilação de ditos alheios retrata com mordacidade a sociedade em que o autor viveu, revelando os aspetos mais secretos e, por vezes, escandalosos das vivências quotidianas. Vem à superfície o Portugal íntimo e profundo, das situações coinhas, das mesquinharias, da inveja, num tomo irreverente que acusa uma velada preocupação com a situação que se vivia. Numa linguagem desbragada e eivada de sarcasmo, denuncia-se um país fendido pela intolerância e pela cupidez, onde se assiste ao naufragar das estruturas morais e ao esboroar das estruturas económicas. Como escreveu José Hermano Saraiva, «é a paciente e dolorosa análise do quadro sombrio que Camões definiu numa síntese célebre: a Pátria metida no gosto da cobiça e na rudeza de uma austera, apagada e vil tristeza».
Nota: capa com desgaste, sinais de uso e outras pequenas imperfeições; ligeira perda da coloração da coloração original da capa.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.