DOS ANOS QUARENTA AOS ANOS SESSENTA: DEZ EXPOSIÇÕES GERAIS DE ARTES PLÁSTICAS

12,72€

DOS ANOS QUARENTA AOS ANOS SESSENTA: DEZ EXPOSIÇÕES GERAIS DE ARTES PLÁSTICAS

12,72€
1
UM TEMPO E UM LUGAR: DOS ANOS QUARENTA AOS ANOS SESSENTA: DEZ EXPOSIÇÕES GERAIS DE ARTES PLÁSTICAS. ORG. MUSEU DO NEO-REALISMO. VILA FRANCA DE XIRA: M.N.-R., 2005. DE 28X24 CM. COM 169 PÁGS. ILUST. B.
Catálogo da exposição “Um Tempo e Um Lugar, dos Anos Quarenta aos Anos Sessenta, Dez Exposições Gerais de Artes Plásticas” galardoada com o Prémio Prestígio da Associação Portuguesa de Museologia, Melhor Exposição 2006.
A exposição Um Tempo e Um Lugar – dos anos 40 aos anos 60 – Dez Exposições Gerais de Artes Plásticas, realizada em 2005 patente no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, foi uma evocação histórica e crítica das dez edições das Exposições Gerais de Artes Plásticas (EGAP), que marcaram profundamente o panorama artístico português nas décadas de 40 a 60. Reunindo 196 obras de 53 artistas — entre os quais Júlio Pomar, Mário Dionísio, Querubim Lapa, Vespeira, Manuel Ribeiro Pavia, Falcão Trigoso, Artur Bual, Arlindo Vicente, Abel Manta, Abela Salazar, Alice Jorge, Vieira da Silva, entre outros — a mostra estruturou-se cronologicamente, cruzando pintura, escultura, gravura, desenho, ilustração, cerâmica e documentação original, com o objetivo de reconstituir o ambiente cultural, social e político de uma geração que enfrentou a censura do Estado Novo. Com curadoria de Rogério Ribeiro, a exposição assumiu um discurso de memória crítica, celebrando o papel das EGAP como espaços de resistência estética e afirmação coletiva num dos períodos mais sombrios da história recente portuguesa.
Edição de esmeradíssima realização gráfica, ilustrada a cores com reproduções muito nítidas de muitas das obras de arte em exposição.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in