ESTERMANN,   CARLOS (1983) ETNOGRAFIA DE ANGOLA (SUDOESTE E CENTRO). COLECTÂNEA DE   ARTIGOS DISPERSOS. VOLUME 1 (A VOL. 2). 2 VOLS. COLIGIDOS POR GERALDES   PEREIRA. APRESENTAÇÃO DE MANUEL VIEGAS GUERREIRO. LISBOA: INSTITUTO DE   INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL. DE 24X18 CM. COM [13], 483 E [16], 523   PÁGS. ILUST. E. 
Obra   fundamental para os estudos etnográficos de Angola. Muito estimada.  
Monumental   coletânea de dezenas de artigos, publicados pelo Pe. Carlos Estermann,   missionário em Angola durante 52 anos. Dados à estampa, nas mais diversas   publicações, ao longo de cinco dezenas de anos, ficam nestes volumes   patenteado o “itinerário de estudioso, que caminha, às apalpadelas, de   descoberta em descoberta, de dúvidas a desabrochar em certezas, esforço árduo   e contínuo de recolha de dados etnográficos preciosos”. Neles sintetiza as   suas investigações e pesquisas sobre a localização e divisão das etnias do   Sudoeste de Angola. Estuda-lhes os caracteres somáticos, as nublosas origens,   as alianças entre clãs, os fenómenos da cultura exógena. Desvenda a   organização da vida social e familiar, aspectos peculiares do trabalho e da   economia, o culto de certas profissões privilegiadas, tais como os   fundidores-ferreiros e os feiticeiros e curandeiros. Penetra-lhes na   religiosidade, nos ritos e nos mitos, nas cerimónias de iniciação, nos   costumes mais significativos, (…). Analisa-lhes a vida quotidiana e procura   compreender e interpretar todas as suas manifestações   sócio-económicas-religiosas (…)”.  
Edição   ilustrada à parte sobre papel couché, com fotografias a negro e a cores que   reproduzem figuras e tipos indígenas do sudoeste e centro de Angola.   Encadernação dos editores com sobrecapa em papel.   |