HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR EM LISBOA NOS ANOS DE 1950

12,72€

HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR EM LISBOA NOS ANOS DE 1950

12,72€
1
AGAREZ, RICARDO COSTA (2009) O MODERNO REVISITADO: HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR EM LISBOA NOS ANOS DE 1950. LISBOA: CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. DE 22X22 CM. COM 321 PÁGS.: ILUST. 291 GRAV. E PLANTAS. B.
“O autor pretendeu estudar os prédios de arquitectura corrente projectados na década de 1950 e destinados a habitação multifamiliar, “especificamente os edifícios de pequena ou média dimensão que ocuparam, no âmbito de uma actividade quotidiana eminentemente económica – a construção para rendimento –, parcelas pré-existentes e limitadas do tecido urbano estabilizado da cidade” (p. 12).
No essencial, o estudo tenta a compreensão do processo de substituição de construções obsoletas nos bairros mais antigos, ou de completamento de parcelas limitadas nos bairros mais recentes, com edificações que, pelo menos no que respeita às fachadas, seguem o léxico arquitectónico moderno mais ou menos informado pelo Estilo Internacional que se globalizou após a II Grande Guerra. Um dos principais objectivos deste trabalho é, justamente, o de tentar compreender em que medida é que a essa imagem exterior de modernidade correspondem fogos de concepção igualmente moderna. É também significativa a vontade de perceber qual o peso da formação de base dos projectistas (em arquitectura ou engenharia civil) na qualidade dos resultados obtidos, tentando aferir-se o papel dos autores na aproximação ao modelo “máquina de habitar” e na respectiva implantação em Lisboa em confronto com os constrangimentos legais e com a margem de lucro desejada pelo promotor, avaliando-se a importância da acção da CML, através dos técnicos camarários, na abertura do caminho para a Arquitectura Moderna.”

Livro profusamente ilustrado com imagens fotográficas e reproduções de plantas de pisos de edifícios multifamiliares lisboetas realizados na década de 50 do século passado.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in