HISTÓRIA DA GREVE ACADÉMICA DE 1907

28,62€

HISTÓRIA DA GREVE ACADÉMICA DE 1907

28,62€
1
XAVIER, ALBERTO (1963) HISTÓRIA DA GREVE ACADÉMICA DE 1907. COIMBRA: COIMBRA EDITORA, LIMITADA. DE 21X15 CM. COM 392 PÁGS., XV FLS. ILUST. E.
Relevantes subsídios para o estudo da Greve Académica de 1907 e do ambiente político e social dos derradeiros anos da monarquia, em edição ilustrada em folhas à parte sobre papel couché, com retratos de várias dos intervenientes na greve. "À guisa de introdução reproduz-se o célebre manifesto de Antero de Quental a explicar e a justificar, em nome dos estudantes, os motivos da sua atitude de rebeldia contra o Reitor, na «Sala dos Capelos», em 8 de Dezembro de 1862”.
Através de uma linguagem clara, contudo, estribada em fontes documentais e testemunhos diretos, a obra adquire valor científico ao conjugar descrição factual com análise crítica das estruturas de poder e resistência na sociedade portuguesa do início do século XX.
A Greve Académica de 1907 foi um dos acontecimentos sociais e políticos que mais marcou o governo de João Franco, tendo origem num incidente universitário, rapidamente se transformou num assunto de repercussões nacionais. Refletindo a crescente tensão entre o movimento republicano e o regime monárquico, afirmou-se como expressão de reivindicação por autonomia universitária e liberdade de pensamento.
Encadernação meia de pele, com a lombada decorada com nervos e ferros gravados a ouro; corte da cabeça carminado e com as capas conservadas. [miolo amarelecido e com acidez na capa e primeiras folhas; carimbo de posse em anterrosto]

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in