LIVRO DE MUMADONA: CARTULÁRIO MEDIEVO EXISTENTE NO ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO. VOLUME I: REPRODUÇÃO FACSIMILADA DO CÓDICE. APRESENTAÇÃO PELO ACADÉMICO DE NÚMERO JOÃO ALBINO PINTO FERREIRA. DE 33X24 CM. COM XIV, 120, [2] PÁGS. B.
O Cartulário de Mumadona, também conhecido como Livro de Mumadona, é uma colectânea de documentos redigidos no século X, reunidos por iniciativa da condessa Mumadona Dias, figura central da nobreza do Condado Portucalense.
O cartulário inclui documentos como doações, testamentos, trocas de propriedades, cartas de privilégio e a própria carta de fundação do mosteiro. Estes documentos foram originalmente redigidos em latim medieval e destinavam-se a garantir a preservação dos direitos e propriedades do mosteiro.
Este cartulário é uma fonte fundamental para o estudo da história medieval portuguesa, fornecendo informações preciosas sobre a organização social, económica e territorial do norte de Portugal no século X, bem como sobre o papel da Igreja e da nobreza na consolidação do poder e na formação do território que viria a ser o reino de Portugal.
No final do vol. era anunciado um vol. II. que publicaria a leitura do códice, bem como notas críticas. Nunca se chegou a publicar.
Nota: capa escurecida e manchada com acidez; miolo com pontual acidez.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.