LUSITÂNIA ROMANA: ORIGEM DE DOIS POVOS. JOSÉ MARÍA ÁLVAREZ MARTÍNEZ... [ET AL.]; TRAD. TÂNIA SARAIVA; ILUST. CARLOS FABIÃO... [ET AL.]. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA: DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL, 2016. DE 28X21 CM. COM 375, [7] PÁGS. ILUST. B.
Lusitania Romana. Origem de dois Povos, coordenada por J. M. Álvarez Martínez, A. Carvalho e C. Fabião, constitui o catálogo de uma exposição homónima que resulta de uma colaboração entre o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, o Museu Nacional de Arqueologia e diversas instituições espanholas e portuguesas. Este projeto ambicioso reúne mais de 200 peças do património comum da Lusitânia, com a proposta de ultrapassar as fronteiras geopolíticas contemporâneas e reencontrar as delimitações históricas da província romana da Lusitânia.
A obra oferece uma abordagem multifacetada da Lusitânia romana, explorando desde a visão pré-romana difundida pelos autores greco-romanos até à análise detalhada da conquista militar e da subsequente organização administrativa romana. A urbanização das cidades, a evolução da vida quotidiana e a transformação da estrutura rural também são temas centrais, sendo particularmente salientados os recursos económicos da província, com destaque para o mármore e os metais preciosos, assim como a integração da Lusitânia nos circuitos comerciais do império romano.
Alguns temas dos ensaios, incluídos no volume e seus autores:
Amílcar Guerra: Analisa a visão dos autores greco-romanos sobre a Lusitânia pré-romana.
José Cardim Ribeiro: Estuda uma inscrição em língua lusitana, oferecendo insights sobre práticas religiosas locais.
Manuel Salinas de Frías: Examina o impacto da presença romana na região, desde a conquista até à organização provincial.
Patrick Le Roux: Discute a construção administrativa da Lusitânia e propõe uma reavaliação do conceito de romanização.
Victor Gil Mantas: Explora a relação entre as vias de comunicação e o desenvolvimento urbano.
José Carlos Saquete: Destaca o papel estratégico da fundação da colónia de Augusta Emerita.
Thomas Schattner: Analisa a organização das cidades e a diversidade do urbanismo lusitano.
Elisa Cerillo e M. Cruz: Investigam as transformações urbanas durante o Baixo Império.
Hugo Correia: Aborda aspectos da vida quotidiana, com foco em Conimbriga.
F. G. Rodríguez Martín e António Carvalho: Estudam as villae romanas e a sua importância económica e social.
Jonathan Edmondson: Analisa as atividades económicas, destacando a exploração de recursos como o marbre e os metais preciosos.
Carlos Fabião: Examina os fluxos comerciais e a integração da Lusitânia na economia imperial.
José d'Encarnação: Explora as práticas religiosas e o sincretismo cultural na região.
José María Álvarez Martínez: Introduz a seção dedicada ao legado artístico romano na Lusitânia.
José Luis de la Barrera: Estuda a monumentalização dos centros urbanos e a influência da ideologia imperial.
Trinidad Nogales Basarrate: Analisa a difusão de modelos iconográficos romanos e a adaptação local
NOTA IMPORTANTE. ALGUNS VINCOS NA LOMBADA