O FORAL MANUELINO DE MÉRTOLA: EVOCAÇÃO DOS 500 ANOS DO FORAL MANUELINO DE MÉRTOLA. JOAQUIM M. F. BOIÇA, MARIA DE FÁTIMA ROMBOUTS DE BARROS. MÉRTOLA: CÂMARA MUNICIPAL DE MÉRTOLA, 2012. DE 27X20 CM. COM 78 PÁGS. ILUST. B.
O Foral Manuelino de Mértola: evocação dos 500 anos do foral manuelino de Mértola (Joaquim M. F. Boiça e Maria de Fátima Rombouts de Barros) é uma publicação comemorativa e crítica que celebra a atribuição, em 1512, do foral manuelino à vila de Mértola, documento régio que integrou a vila no processo de reforma dos forais de D. Manuel I, normalizando juridicamente os direitos, deveres e organização administrativa das comunidades locais, e que é agora estudado como fonte histórica essencial para compreender a evolução institucional e social do concelho no início do século XVI;
A obra, de cerca de 78 páginas e editada pela Câmara Municipal de Mértola, combina uma introdução histórico‑contextual sobre a reforma dos forais e os seus efeitos locais, uma análise específica ao foral de Mértola — integrando contexto, características e interpretação do conteúdo — e ainda transcrições do próprio documento em paleografia e numa leitura atualizada, além de um glossário para facilitar a interpretação terminológica, constituindo um instrumento académico valioso para historiadores do direito e localistas interessados na história concelhia manuelina.
Ilustrado com a reprodução do foral em suas cores naturais.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.