AMARAL, ILÍDIO DO (1996) O REINO DO CONGO, OS MBUNDU (OU AMBUNDOS), O REINO DOS "NGOLA" (OU DE ANGOLA) E A PRESENÇA PORTUGUESA, DE FINAIS DO SÉCULO XV A MEADOS DO SÉCULO XVI. LISBOA: INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL. DE 23X16 CM. COM 276 PÁGS. B.
“As matérias deste livro, depois de uma breve introdução, estão apresentadas em três partes, divididas em capítulos e estes em várias secções ou temas. A primeira parte são abordados aspetos relevantes do estabelecimento dos primeiros contactos de Portugal com os reinos do Congo e de Angola […]; A segunda parte, os temas principais giram em torno das relações entre Portugal e o Reino do Congo no decorrer do século XVI, examinados minuciosamente, com propostas de reinterpretação de muitos documentos, sobretudo de cartas trocadas entre os soberanos portugueses e com ingleses, dando ênfase às dos segundos. (…) Na terceira parte, da análise de projetos da coroa portuguesa relativamente ao Reino de Angola em meados do século XVI, põem-se em evidência o desinteresse pelo Congo. (…)
Reexaminamos inúmeros documentos que compõem um dos mais ricos acervos da história de uma parcela da parte ocidental do continente africano ao sul do Equador, à luz de trabalhos que foram sendo publicados por historiadores, antropólogos e etnógrafos, geógrafos, linguistas e outros, pusemos em prática a capacidade de síntese que tem sido apanágio dos geógrafos, julgando assim ter trazido outras contribuições para melhor compreensão dos processos históricos no noroeste de Angola - dos reinos do Congo e de Angola e as consequências da presença portuguesa entre finais do século XV e meados do século XVI
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.