O SOL BAILOU AO MEIO DIA: A CRIAÇÃO DE FÁTIMA

10,60€

O SOL BAILOU AO MEIO DIA: A CRIAÇÃO DE FÁTIMA

10,60€

TORGAL, LUÍS FILIPE (2011) O SOL BAILOU AO MEIO DIA: A CRIAÇÃO DE FÁTIMA. PREF. FERNANDO ROSAS. LISBOA: TINTA-DA-CHINA. DE 24X16 CM. COM 311, [1] PÁGS. ILUST. B.

Uma obra «corajosa, um trabalho rigoroso e desapaixonado, baseado numa investigação sobre a forma como a hierarquia católica foi construindo, primeiro, e usando, depois, ao longo do século, o ‘milagre de Fátima’ com o objectivo de transformar o lugar e a alegada epifania num pólo ideológico de ‘recristianização’ de um Portugal doente e afastado dos caminhos da fé pelo ateísmo e anticlericalismo republicano». — Fernando Rosas

As «aparições» de Fátima (1917) ocorreram num dos momentos económicos, sociais e políticos mais difíceis e mais dramáticos da história de Portugal, que bem podia sistematizar‑se na trilogia do caos: «fome, peste e guerra». Nesse período, mas, sobretudo, anos antes, havia‑se registado uma grande ofensiva dos governos republicanos em defesa da laicização do Estado e da secularização da sociedade, que acabou por restringir como nunca os privilégios e as liberdades da Igreja Católica. Rebentou a Primeira Guerra Mundial, onde Portugal teve uma participação controversa e trágica. Estoiraram motins e rebeliões. Proliferaram epidemias agudas de tifo e varíola e eclodiu depois a pandemia da «gripe pneumónica». Acentuou‑se a crise económica e financeira, que gerou inflação galopante, falta de víveres essenciais, racionamento, pobreza, miséria e fome. Nesta conjuntura de extrema adversidade, surgiu, na Cova da Iria, um culto popular espontâneo que logo se propagou num país católico, rural, analfabeto e dado a superstições e a devoções messiânicas. Um culto popular que — como este livro pretende demonstrar — a Igreja Católica desde muito cedo estimulou, disciplinou, enquadrou ideologicamente e apresentou, com grande sucesso, a Portugal e ao Mundo.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in