LEAL, JOSÉ DA SILVA MENDES (1867) OS BANDEIRANTES. PRIMEIRO VOLUME (A SEGUNDO VOL.). PORTO: TYP. DO COMÉRCIO. DE 18X12 CM. COM 302, [1]; 240, [19 PÁGS. E.
“Os Bandeirantes” é um romance histórico que acompanha, em episódios de crónica, a formação e as marchas das bandeiras paulistas dos séculos XVI–XVII. Partindo de São Vicente/São Paulo, vemos bandeirantes e mamelucos avançarem pelo sertão em busca de indígenas para apresamento e de metais, enfrentando travessias difíceis, choques com povos nativos, ataques a reduções jesuíticas e tensões nas fronteiras luso-castelhanas.
Mendes Leal usa a ficção para “amenizar” a História e instruir o leitor: alterna cenas de ação com explicações de contexto, contrapondo bandeirantes, missionários e comunidades indígenas. O livro exalta coragem e iniciativa, mas evidencia o custo humano da expansão, oferecendo uma visão oitocentista que fixa no imaginário português o ciclo bandeirante e os seus dilemas morais.
Dois vol. encadernados num só tomo. Boa encadernação meia de pele com cantos, decorada na lombada com nervos e ferros a ouro e nas pastas com filetes também a ouro; com leve aparo em todos os cortes e com as capas conservadas.
Nota: miolo uniformemente amarelecido e limpo; capas com sinais de restauro.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.