OS MONGES AGRÓNOMOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

13,78€

OS MONGES AGRÓNOMOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

13,78€

NATIVIDADE, JOAQUIM VIEIRA [1942] OS MONGES AGRÓNOMOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA. ALCOBAÇA: GRÉMIO DA LAVOURA DA REGIÃO DE ALCOBAÇA. DE 23X15 CM. COM 34 PÁGS. B.

Fazendo uso de uma linguagem acessível, mas informativa, Vieira da Natividade demonstra os reias serviços que os monges de Alcobaça prestaram à agricultura em Portugal ao longo de setecentos anos, com maior ênfase para os primeiros da Nacionalidade.

“(…) Foram os monges dos séculos XII a XIII que estabeleceram as diretrizes porque se têm guiado a agricultura regional até aos nossos dias. Os olivais, os pomares, as vinhas protegidos nas primeiras cartas de povoação, constituem hoje ainda uma das maiores riquezas das terras de Alcobaça. (…) Devem-se aos monges o incremento da cultura da vinha e o seu aperfeiçoamento técnico; devemos também o enorme desenvolvimento da olivicultura na região. A técnica oleícola foi elevada a maior perfeição no seu tempo. (…) Introduziram os monges na região a cultura dos citrinos, e tão amorosamente que ao pomar de laranjas se ficou chamando jardim; desses pomares, infelizmente perdidos, se exportavam anualmente, no meado do século passado, muitos milheiros de laranjas para o Brasil e Inglaterra. [capa da brochura com algum desgaste e escurecida

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in