BRUNO, SAMPAIO (2003) PORTUENSES ILUSTRES. PREFACIO DE JOSÉ AUGUSTO SEABRA. PORTO: EDIÇÕES CAIXOTIM. 3 VOLS. DE 25X17 CM. COM 253, 241 & 251, [1] PÁGS. E.
"Quando escreveu e publicou Portuenses Ilustres, Sampaio Bruno não estava já dependente da disciplina partidária, tendo recuperado, como diz, a ‘liberdade plena’... As suas convicções republicanas mantiveram-se, contudo, intactas, dentro do espírito que desde o 31 de Janeiro animara os seus correligionários do Porto. É esse espírito que de uma ponta a outra percorre os três compactos volumes do livro, onde carreia o que modestamente chama ‘alguns subsídios que talvez não sejam todos eles despiciendos’, como contributo para uma futura História do Porto, enquanto "obra completa" ainda por perfazer." Sampaio Bruno evoca (numa ordem "não meticulosamente cronológica, mas insinuantemente entretecida") figuras de portuenses ilustres, apoiando-se em documentos históricos e em testemunhos literários de vários escritores portuenses (como Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Arnaldo Gama, Coelho Lousada, Teixeira de Vasconcelos, Ramalho Ortigão, Alberto Pimentel), que se tornam, assim, "simultaneamente objeto e colaboradores destas reflexões".
Exemplar da TIRAGEM ESPECIAL DE 100 EXEMPLARES, numerada de 1 a 100, (n.º 96) assinada pelo editor e prefaciador, com capa revestida a labelino (toque de pele), gravada a ouro, tendo cada volume uma estampa impressa a quatro cores, colada sobre baixo-relevo aberto a seco; títulos estampados a dourado na pasta fontal e lombada. Acompanha ainda o exemplar uma gravura inédita, em folha solta, reproduzindo a Feira da Cordoaria, Porto – de J. J. Forrester. Bom exemplar.