VERNEI E A CULTURA DO SEU TEMPO

19,08€

VERNEI E A CULTURA DO SEU TEMPO

19,08€
1
ANDRADE, ANTÓNIO ALBERTO BANHA DE (1965) VERNEI E A CULTURA DO SEU TEMPO. COIMBRA: UNIVERSIDADE DE COIMBRA. DE 26X19 CM. COM XV, 760 PÁGS.: 20 EST. B.
“Tentámos escrever a biografia do Arcediago de Évora, Luís António Vernei, conhecido polemista e pedagogo do século XVIII. Por ainda se não terem feito esforços no sentido de traçar o panorama total da sua vida, combativa e infeliz, partindo dos múltiplos documentos que jazem dispersos em Bibliotecas e Arquivos de Portugal e Itália. Passados mais de duzentos anos após o nascimento a própria obra que nos legou reclama já mais alguma atenção do historiador da nossa cultura, para os passos dolorosos que deu, durante os 79 anos de peregrinação por este mundo, a maior parte deles empenhados na instituição de ideias reformadoras.
Escrever a biografia de Vernei não é apenas ponderar o seu merecimento como divulgador de novo método de estudo, com institutos de o enaltecer ou propósitos de o amesquinhar, desenlaçando a perspetiva do âmago dos escritos mais vulgarizados. Há-de-se forçosamente de encarar essa faceta da sua vida, porventura a maior de quantas a caracterizam. Não se deve, porém, esquecer a sua personalidade integral, relevando as virtudes e não calando os defeitos, por mais mesquinhos que pareçam”.
[exemplar algo cansado, com as capas denotando algumas manchas e a lombada vincos]

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in