VIDA E MORTE DE UM ALGARVIO AFRICANISTA

8,48€

VIDA E MORTE DE UM ALGARVIO AFRICANISTA

8,48€
1

GUITA, JOSÉ MATOS (2008) VIDA E MORTE DE UM ALGARVIO AFRICANISTA E OUTRAS ANDANÇAS. LISBOA: SETE CAMINHOS. DE 23X15 CM. COM 119 PÁGS. B.

O autor começa por caracterizar o Algarve como uma região diversa, distinguindo-a em diferentes eixos geográficos (Sotavento e Barlavento; litoral e serra). Explica que o livro irá apresentar três “andanças” algarvias, histórias reais de pessoas de épocas e origens diferentes, mas unidas por um impulso de partir e viver experiências marcantes.
José Francisco — Nascido em Albufeira, 1870, com vida ligada ao mar. Aos 20 anos, é mobilizado para Moçambique, onde enfrenta perigos e guerras. Passa aí os melhores anos, regressa a Faro já mais velho, mas a vida perde o sentido perante dificuldades. Morre em 1940.
José Rodrigues de Mattos — Nascido em Boliqueime, 1837, num contexto rural. Aventureiro, atravessa campos e serras, e a vida transforma-o de fugitivo analfabeto em primeiro-sargento da Guarda, regressando à terra natal por volta de 1915.
Um estudante (o próprio autor?) — Criado em Faro, vai para Lisboa, torna-se professor e cumpre serviço militar. Em 1964 é enviado para a Guiné, em plena Guerra Colonial, experiência vivida como traumática.

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in