JOAQUIM RAFAEL. PINTOR E ESCULTOR PORTUENSE

12,00€

JOAQUIM RAFAEL. PINTOR E ESCULTOR PORTUENSE

12,00€
1

LIMA, Henrique de Campos Ferreira (1923) JOAQUIM RAFAEL. PINTOR E ESCULTOR PORTUENSE. Breves notas biográficas e compilação dos seus escritos. Coimbra: Imprensa da Universidade. De 24x17 cm. Com [4]-101-[1] págs.; [8] fls. Ilust. B.

(…) procuramos reunir, como prefácio à compilação dos seus escritos, as diversas notícias que, a seu respeito conhecemos, notícias espalhadas por aqui e por ali, contribuindo assim com um modesto subsídio para a história da arte em Portugal”.

Nascido na cidade do Porto em 1783, Joaquim Rafael para além diversas pinturas executadas para a Câmara Municipal do Porto, trabalhou em Braga, para o mosteiro beneditino de Tibães, na coleção de retratos dos abades da Sala dos Capítulos Gerais, antes de se fixar em Lisboa onde foi nomeado Primeiro Pintor da Câmara e Corte, a 20 de junho de 1825. Dedicou-se também à cenografia, à arte funerária e à escultura. É o autor dos bustos de D. João VI e de D. Carlota Joaquina patentes no Palácio Nacional da Ajuda. Joaquim Rafael foi um artista respeitado e elogiado pela imprensa do tempo. [capa com acidez]~

Da apreciada colecção «Subsídios para a história da arte portuguesa», ilustrado à parte com reprodução de várias obras do autor, e da tiragem especial de 100 exemplares em papel de linho, numerada e assinada por Joaquim de Carvalho.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em