JOSÉ ESTEVÃO: ESBOÇO HISTÓRICO

19,08€

JOSÉ ESTEVÃO: ESBOÇO HISTÓRICO

19,08€
1

OLIVEIRA, J. A. DE FREITAS (1863) JOSÉ ES TEVÃO: ESBOÇO HISTÓRICO. EDITOR: FRANCOIS LALLEMANT. LISBOA: SOC. TYP. FRANCO-PORTUGUEZA. DE 21X12 CM. COM X, 407 PÁGS. [1] FLS. ILUST. E.

José Estêvão – Esboço Histórico, da autoria de Jacinto Oliveira, “último dos admiradores” daquele que apelidaram de “grande tribuno parlamentar”, é, cremos, mais do que uma biografia; é uma homenagem, pelo menos assim postula o autor nas palavras introdutórias. O autor mostra grande admiração por José Estêvão, destacando-o como um herói liberal e um grande orador. Ainda que bem redigido e com notas históricas de relevo, a não negligenciar, o tom nem sempre é neutro, mostrando-se o texto por vezes excessivamente laudatório, revelando tanto sobre o personagem quanto sobre os valores políticos do autor.

José Augusto de Almeida, no mesmo ano da edição do «Esboço…», fez publicar um folheto bastante crítico da obra de Freitas de Oliveira. Apesar do referido cremos que obra tem interesse, especialmente no contexto da história política e intelectual de Portugal no século XIX, porquanto, José Estêvão Coelho de Magalhães foi uma figura central no movimento liberal português, que desempenhou um papel importante na política e na defesa do liberalismo durante a 1ª. metade do século XIX.

Encadernação meia de pele; sem capas com habitual à época; com dedicatória autógrafa do punho do editor Francois Lallemant.

Nota importante: pele da encadernação com desgaste; pastas com perdas de papel; miolo amarelecido; cortes das folhas bastante escurecidos.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em