NAZARÉ

42,40€

NAZARÉ

42,40€
1

MELLO [TOM] THOMAZ DE (1958) NAZARÉ. COM UM PRÓLOGO DE ANTÓNIO LOPES RIBEIRO E UM ESTUDO DE SUZANNE CHANTAL. LISBOA: ÁTICA. DE 31X24 CM. COM 78, [2] PÁGS. ILUST. E.

Belíssimo e notável álbum de desenhos sobre a Nazaré, suas gentesm os seus usos e costumes, cuidadosamente impressos a negro e a cores sobre encorpado papel.

“O encontro de Tom com a Nazaré valia bem assinalar-se num livro. Do idílio entre o artista e a praia vão guardar-se estes documentos, que são cartas de amor. Cartas escritas no mais explícito dos idiomas, que é o desenho. Sobre o lápis, a pena ou o pincel de Thomaz de Mello tudo é claro, tudo se explica por si mesmo, sem subterfúgios nem evasivas. Por isso, nas folhas deste álbum, a Nazaré nos aparece, a nós, os que a amamos também tal como a vemos e como ela é: aberta, franca, sem mistério, limpa como a sua paisagem natural, as suas casas caiadas e a alma da boa gente que lá mora. (…) São os frisos das barcas e, as popas rasas e as proas altas e afiladas, apontando o céu. São os homens sentados ou deitados, em posições que arremedam os barcos, como eles sombrios e como eles policromos… Mulheres de capote ou saia pela cabeça, blusas folgadas, perneiras de malha, pés descalços, à espera do peixe, bailando o vira da praia, carregando os filhos e as bilhas, cabazes ou canastras, ao colo e à cabeça, de chapelinho negro com o seu pom-pom. Meninos de barrete ou boina, com seus barquinhos de brinquedo, ensaiando já os modos dos crescidos…”.

Exemplar da tiragem em cartolina de 180 gr. de fabrico especial, NUMERADA E ASSINADA pelo autor. Encadernação editorial em tecido, gravada a negro [denotando com algum desgaste, mais sentido na lombada; miolo com ocasional acidez]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em