O SAGRADO E O PROFANO. Homenagem a J. S. da Silva Dias.

60,00€

O SAGRADO E O PROFANO. Homenagem a J. S. da Silva Dias.

60,00€
1

O SAGRADO E O PROFANO. Homenagem a J. S. da Silva Dias. Revista de História das Ideias. N. º8 (a n.º 9). 3 Vo ls. Coimbra: Instituto de História e Teoria das Ideias – Faculdade de Letras. De 24x16 cm. Com 714 & 1088 págs. B.

Instituto de História e Teoria das Ideias, através da sua revista, quiseram, homenagear, de forma mais digna, a grande personalidade da cultura nacional, que o Professor Silva Dias constitui. (…). Ao convite que foi dirigido, acorreram, historiadores, filósofos, sociólogos e antropólogos”.

Alguns dos trabalhos publicados no volume: «Uma longa guerra social. Novas perspectivas para o estudo da Inquisição Portuguesa», por José Veiga Torres; «Um aspecto da luta contra o sincretismo da cultura oral: a mulher, a noite e o sagrado nos Açores durante a época moderna” por Fernanda Enes; «D. João V, Rei-Sol», por Rui Bebiano; «El Gran Oriente Lusitano Unido y los masones españoles (1869-1878)», por José Benimeli; «Diálogo da igreja com a Cultura», por António Ferreira Gomes; «O Sagrado e o Profano no pensamento etnográfico de Jaime Cortesão», por José Manuel Silva; «Os bens de Vataça. Visibilidade de uma existência», por Maria Helena Cruz Coelho; «Em busca dos ‘tempos’ da Inquisição (1573-1615)», por Joaquim Romero de Magalhães; «Ruína e morte em Portugal no século XVIII», Ana Cristina d’Araujo; «Linguagem religiosa e propaganda política (1820-1823)», por Isabel Nobre Vargues; «O clero regular e a ‘usurpação’. Subsídios para uma história sócio-política do Miguelismo», por Armando Malheiro da Silva; «A questão religiosa na 1ª República. A posição dos padres pensionistas», por Vítor Neto; (etc.).

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em