Ofícios do Couro na Lisboa Medieval.

10,00€

Ofícios do Couro na Lisboa Medieval.

10,00€
1

PEREIRA, Franclim (2008) Ofícios do Couro na Lisboa Medieval. Prefácio de Cláudio Torres. Lisboa: Prefácio. De 23x15cm. Com 129 págs. B.

Muito interessante e documentado trabalho acerca dos ofícios e do uso do  couro na Lisboa medieval, da autoria de um dos investigadores mais  reconhecidos da temática. Diz-nos Cáudio Torres que o autor “desbravou  caminhos novos e abriu portas insuspeitas ao olhar para aquilo que ninguém  tinha visto, para as coisas pequenas, quase invisíveis que afinal insistem em  falar, em contar tantas e belas histórias”.

Índice dos capítulos: «A supremacia medieval do couro»; «Referências diversas, desde a tomada  de Lisboa aos mouros»; «Casca, sumagre, o curtume e o comércio de couros»; «A manufactura  do calçado»; «O fabrico das selas»; «Os correeiros»; «O guadameci»; «Outros ofícios: peliteiros,  luveiros, livreiros, bainheiros, safoneiros, odreiros, falcoeiros e albardeiros».

Edição ilustrada no texto com fac-simile de documentos e fotografias reproduzindo objectos em couro trabalhado. [exemplar bem conservado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em