OS CRIOULOS PORTUGUESES DO ORIENTE

9,00€

OS CRIOULOS PORTUGUESES DO ORIENTE

9,00€
1

TOMÁS, MARIA ISABEL (1992) OS CRIOULOS PORTUGUESES DO ORIENTE: UMA BIBLIOGRAFIA. MACAU: INSTITUTO CULTURAL. DE 23X15 CM. COM 247 PÁGS. B.

“O recente e crescente interesse pela temática dos crioulos no campo linguístico e sócio-cultural bastaria para justificar a necessidade de uma recolha bibliográfica. Mas acrescem razões de outra índole: a dificuldade em situar e encontrar bibliografia dispersa em editores e revistas locais, a ausência de uma base de referências sobre os crioulos de base portuguesa e, ainda o surto posterior de estudos devido à reformulação de teorias sobre a origem dos crioulos. (…)

A bibliografia [cerca de 900 títulos, recorrendo o espólio de mais de centena e meia de revistas] está organizada do seguinte modo: trabalhos de índole geral sobre os crioulos portugueses, obras sobre cada crioulo em particular: índia (vários locais), Ceilão e Singapura, Indonésia (malaio-português no africànder), e influência do português nas línguas orientais.

Salientamos como dimensões positivas as introduções históricas antecedentes de cada grupo crioulo, os mapas que contribuem para conhecer visualmente a situação do fenómeno, (…)”.

Carlos A. Moreira Azevedo, in Lusitania Sacra, (5), 426-427.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em