PRIMEIRAS JORNADAS DE HISTÓRIA MODERNA

26,50€

PRIMEIRAS JORNADAS DE HISTÓRIA MODERNA

26,50€
1

PRIMEIRAS JORNADAS DE HISTÓRIA MODERNA: [ACTAS]. VOL. I (A VOL. II). EDIÇÃO DE MANUELA MENDONÇA. LISBOA: C.H.U.L., [1989]. DE 23X15 CM. COM 1226 PÁGS. B.

Publicam-se as actas das Primeiras Jornadas da História Moderna, organizadas Centro de História da Universidade de Lisboa no ano de 1986, tendo as comunicações sido distribuídas por uma temática alargada, desdobrando-se pelas seguintes secções: historiografia, história regional e local, ciência e cultura, política instituições, sociedade e economias e expansão e sociedades ultramarinas.

Algumas das várias dezenas de comunicações: «Inquisição e Cristãos Novos de Trás-os-Montes», por Mª José P. Ferro Tavares; «Os Róis de Confessados, seu interesse histórico e alguns problemas que suscitam a sua utilização», por Isaías da Rosa Pereira; «O Dispositivo Linhagístico e a Atribuição das Comendas de Avis (1551-1670): Perspectivas de Análise», por Fernanda Olival; «Fiscalidade e Revolta no Período Filipino», por Antº de Oliveira; «Subsídios para o Estudo da Actuação Inquisitorial no Sul do País; por Mª Benedita A. de Almeida Araújo; “Don Fadrique de Portugal, Obispo y Señor de Sigüenza”, por Adrián Blazquez Garbajos; «Eleições para os Cargos Concelhios nos Açores nos Séculos XVI e XVII», por Antº dos Santos Pereira; Mecanismos de Controlo da Igreja nas Sociedades Rurais ― O Bispado de Viseu no Antigo Regime; por Isabel Mª Gama; «A Renda de uma Grande Casa Senhorial de Quinhentos», por João Cordeiro Pereira; O Perdão Geral de 1605», por A. A. Marques de Almeida; «“As Vacas e os Patos de Sua Magestade o Rei D. José I, que Deus Guarde em Entretenimento Onoroso”» por Arlinda Leal; «Ser Escravo em S. Tomé no Século XVI: uma outra Leitura de um mesmo Quotidiano», por Isabel Castro Henriques; Aspectos da Exploração e Comercialização dos Diamantes Brasileiros no Fim do Século XVIII», por Paulo J. de Oliveira Leitão.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em