“RISCOS DAS OBRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA” 1777

20,14€

“RISCOS DAS OBRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA” 1777

20,14€

“RISCOS DAS OBRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA”: VALIOSO ÁLBUM DA REFORMA POMBALINA. ED. MATILDE DE SOUSA FRANCO. COIMBRA: MUSEU NACIONAL DE MACHADO DE CASTRO, 1983. DE 42X29 CM. COM 56 PÁGS. ILUST. B.

Reprodução em fac-simile (a negro) de um valioso manuscrito, inédito, intitulado Riscos das Obras da Universidade de Coimbra, da autoria de Francisco de Lemos, datado de 1777, antecedido de um pormenorizado estudo sobre o mesmo manuscrito de Matilde de Sousa Franco.

Com enorme interesse para a história da universidade de Coimbra e para a História da Arte em Portugal no século XVIII, o volume compreende na primeira parte oito folhas: uma com frontispício e sete escritas na face e no verso. Seis destas folhas contêm a descrição do estado em que, em setembro de 1777 se encontravam os novos estabelecimentos da Universidade de Coimbra, na oitava e última folha da parte manuscrita notam-se as despesas «com todas, e cada uma das obras da Universidade desde o princípio das obras (1773) até 1777». A segunda parte do volume contém 30 folhas, numeradas em algarismos romanos, com os desenhos dos projetos referidos. Os desenhos, de uma execução cuidadíssima, estão assinados por Guilherme Elsden (notável arquiteto sobre o qual são dadas notas no estudo introdutório), Teodoro Marques Pereira da Silva, Manuel de Sousa ramos, Ricardo Franco de Almeida Serra e pus Júlio Mattiazzi (este, o autor pelo menos de um dos primorosos desenhos do Jardim Botânico).

Capa da brochura ilustrada com reprodução fotográfica da encadernação original

Nota importante: capa da brochura com desgaste de uso e vincos.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em