SÍMBOLOS E IMAGENS DO CRISTIANISMO NA PORCELANA CHINESA

16,00€

SÍMBOLOS E IMAGENS DO CRISTIANISMO NA PORCELANA CHINESA

16,00€
1

REFLEXOS: SÍMBOLOS E IMAGENS DO CRISTIANISMO NA PORCELANA CHINESA. COORD. PEDRO DIAS. [LISBOA]: CNCDP: SCM, D.L. 1996. DE 30X23 CM. COM 139, [2] PÁGS. ILUST. B.

“Símbolos e Imagens do Cristianismo na porcelana chinesa” foi a primeira grande mostra organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Para além de serem apreciados objetos de colecionismo, as peças expostas convidam a uma reflexão sobre cruzamentos vários das culturas oriental e ocidental.

“(…) Esta mostra procura ilustrar o percurso histórico da porcelana chinesa desde os primeiros contactos com os encomendadores portugueses até aos finais do século XVIII, através de obras de temática exclusivamente religiosa. Deste modo, para além de peças constantes do espólio do Museu de São Roque da Misericórdia de Lisboa, apresentam-se diversas peças de proveniências diversas, tais como o Museu Nacional de Arte Antiga, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Fundação Medeiros e Almeida, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Câmara Municipal do Funchal, bem como de colecções particulares”.

A apresentação do catálogo ficou a cargo de António Manuel Hespanha e Maria do Carmo Romão; o texto introdutório com o título homónimo ao da exposição, é da autoria do Prof. Doutor Pedro Dias; encerra o volume com um interessante ensaio de Isabel Pina, intitulado: “Conjuntura histórica e missionação na China”. Edição de muito esmerada realização gráfica, estampada em bom papel couché, densa e criteriosamente ilustrada a cores com fotografias de grande qualidade artística que reproduzem as diversas e valiosas peças em exposição.

Nota importante: capa da brochura com alteração da coloração original, provocada por exposição solar; pasta frontal com pequenos defeitos; miolo limpo

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em