TRÁS-OS-MONTES NOS FINS DO SÉCULO XVIII

21,00€

TRÁS-OS-MONTES NOS FINS DO SÉCULO XVIII

21,00€
1

MENDES, José Maria Amado (1981) TRÁS-OS-MONTES NOS  FINS DO SÉCULO XVIII, segundo um manuscrito de 1796.  Lisboa: INIC. De 25x18 cm. Com 749 págs. Ilust. B.

Tese de Doutoramento em História, especialidade de História Moderna e Contemporânea, apresentada à  Universidade de Coimbra.

Do «Prefácio»: “Não obstante termos recorrido a outros  elementos, a obra que se segue baseia-se sobretudo nos dados fornecidos por Columbano Pinto Ribeiro de Castro, no Mapa do estado actual da província de Tras-os-Montes e na Nova demarcação e regulação das comarcas e distritos da província da Tras-os-Montes (manuscritos). Na primeira parte,versam-se o autor daqueles documentos, no primeiro capítulo, e os manuscritos no segundo.

Na segunda estuda-se a província de Trás-os-Montes nos fins do século XVIII, focando-se, no primeiro capítulo, o quadrogeográfico e administrativo. Os aspectos relacionados com a população são tratados no segundo capítulo e a vida económica, no terceiro. A sociedade e a vida cultural e religiosa são objecto de considerações várias no quarto e quinto capítulos”.[capa com algum desgaste e vincos, mais notados na lombada]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em