JUMA, IMITIAZ (1992) AS PLANTAS MEDICINAIS PORTUGUESAS NO DESCOBRIMENTOS. TEMPO [LISBOA]: DOS GLAXO FARMACÊUTICA. DE 21X20 CM. COM 137, [4] PÁGS. ILUST. E.
«(…) quando partiram para os Descobrimentos, os portugueses, tal como todos os outros povos do mundo, tinham a sua própria fitoterapêutica, aplicavam centenas de plantas diferentes na cura dos males do corpo e da alma. A Expansão marítima, contudo, veio refrescar o herbanário e corrigir muitos erros acumulados ao longo dos séculos a respeito da aplicação de drogas medicinais desde os tempos da antiguidade clássica, tornando mais exata irracional toda a terapêutica oriental»
Um interesse estudo que compreende os seguintes capítulos: «O Legado Quinhentista»; «Impacto económico»; «Rol da Botica»; «Desenvolvimento científico»; «As Boticas e as Naus»; « As Drogas e os Simples»; «Os Descobrimentos das Plantas Exóticas»; «O Impacto da Circulação das Plantas na Alimentação». Edição abundantemente ilustrada com gravuras da época, mapas e fotografias. Cartonado.
Nota: mínimo desgaste nas extremidades das capas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.