OBRA COMPLETA DO PADRE ANTÓNIO VIEIRA. TOMO IV. VARIA. VOLUME III: ESCRITOS SOBRE OS ÍNDIOS. [S.L.]: CÍRCULO DE LEITORES, 2016. DE 24X15 CM. COM 358 PÁGS. E.
O tema do índio é absolutamente central na obra do Padre António Vieira. Ele surpreende-nos nos sermões – em exemplos e comparações ilustrativos ou em poderosas invetivas contra a cobiça –, nos escritos proféticos e na epistolografia. Nestas páginas o leitor encontrará textos redigidos em diferentes circunstâncias, com diferentes intuitos, mas que têm em comum, além do tema dos índios, o seu carácter quase estritamente pragmático. Ricardo Ventura
A extrema dedicação de Vieira aos povos ameríndios mereceu-lhe da parte destes o cognome de Paiaçu: grande e querido pai. Manteve até à morte o seu ideal de entregar a vida à evangelização e educação dos índios, tendo-os defendido com inexorável firmeza como povos com dignidade e liberdade próprias contra a tirania do poder esclavagista do seu tempo. O seu pensamento humanista antecipa reflexões que serão formuladas mais tarde no quadro da doutrina dos direitos humanos no Século das Luzes. José Eduardo Franco
A Obra Completa do Padre António Vieira, num total de 15.000 páginas, começou a ser publicada em abril de 2013 e foi considerada pelo historiador José Eduardo Franco, um dos seus coordenadores, “o maior projeto da história editorial portuguesa”. O historiador realçou que, “destas 15.000 páginas, cerca de um quarto são de inéditos ou textos parcialmente inéditos, nomeadamente teatro e poesia, da autoria de Vieira, que até os investigadores desconheciam”.
Este trabalho, dividido em 30 volumes, contou com a colaboração de cerca de 100 especialistas e trouxe ao público escritos dispersos por arquivos e bibliotecas de vários países.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.