SERRA, LUÍS MOURA (2013) A COMPANHIA DE ORDENANÇAS DE SANTIAGO DE BOUGADO E A DEFESA DO RIO AVE NA BARCA DA TROFA: CONTEXTO HISTÓRICO A FAMILIAR. [TROFA]: ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO CULTURAL-MARIA DE FÁTIMA MOURA. DE 24X15 CM. COM 180 PÁGS. ILUST. B.
De forma concisa e rigorosa, o autor aborda o papel da Companhia de Ordenanças de Santiago de Bougado na defesa da Barca da Trofa, ponto estratégico do rio Ave, durante a Segunda Invasão Francesa de 1809, no quadro da Guerra Peninsular.
Através de uma proficiente investigação histórica aliada a uma abordagem genealógica, o autor demonstra que a forte ligação familiar entre os membros da companhia e a população local contribuiu para a coesão e eficácia da resistência. Ao valorizar a guerra irregular, o conhecimento do território e a mobilização comunitária, o autor esclarece episódios e protagonistas pouco tratados pela historiografia geral, sublinhando a relevância da resistência local na contenção do avanço francês rumo ao Porto.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.