O DRAMA DA GUERRA D'ÁFRICA. QUE FOI VISTO, SOFRIDO E MEDITADO PELO COMBATENTE

37,10€

O DRAMA DA GUERRA D'ÁFRICA. QUE FOI VISTO, SOFRIDO E MEDITADO PELO COMBATENTE

37,10€

CÉRTIMA, ANTÓNIO DE (1924) EPOPEIA MALDITA: O DRAMA DA GUERRA D'ÁFRICA. QUE FOI VISTO, SOFRIDO E MEDITADO PELO COMBATENTE (…). LISBOA: PORTUGAL-BRASIL. DE 25X18 CM. COM 276, [8] PÁGS., 2 FOTOGR. EM EXTRATEXTO. E.

António de Cértima (1894-1983), fez parte do corpo militar português que, em Moçambique, combateu as forças militares alemãs (1916-1918). Escreveu o livro Epopeia Maldita sobre esse tempo de confronto militar, onde revelou uma notável escrita literária muito elogiada por personalidades liberais e antiliberais da vida pública portuguesa. Narrativa de guerra onde o autor articulou as suas memórias de combatente com a análise crítica das opções político-militares tomadas pelos governos portugueses.
O tempo cronológico, inscrito na Epopeia Maldita, decorre entre 24 de Junho de 1916, data da partida de Lisboa de um dos navios da 3.ª expedição militar a Moçambique (onde seguiu António de Cértima), e Abril de 1918, quando é emitida a «misericordiosa ordem do regresso à metrópole».
Esta Epopeia pode ser lida em duas vertentes. Uma, de forte impregnação interpretativa, onde o autor reflecte sobre a sua condição militar de combatente; Outra, mais factual e descritiva, permite reconstruir as acções militares em Moçambique, principalmente na segunda metade do ano de 1916.
Boa encadernação meia de pele com cantos, cuidadosamente decorada na lombada com rótulos, nervos e finos ferros articamente gravados a ouro de forma manual; capas preservadas, a frontal ilustrada por Martins Barata. [miolo bastante amarelecido, devido à fraca qualidade do papel; ocasional presença de acidez; verso da capa com restauro]

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in