CARREIRA, ANTÓNIO (1983) PANARIA CABO-VERDIANO-GUINEENSE. ASPECTOS HISTÓRICOS E SÓCIO-ECONÓMICOS. PREFÁCIO DE JORGE DIAS. [S.L.]: INSTITUTO CABO-VERDIANO DO LIVRO. DE 21X15 CM. COM 226 PÁGS.; [70] FLS. ILUST. E.
Trata-se da segunda edição, corrigida e aumentada, deste estimado trabalho.
Estudo monográfico sobre a vistosa e multicolor “indústria” da tecelagem de panos em Cabo Verde e Guiné, abrangendo o período do início da colonização portuguesa até meados do séc. XX. Do «Prefácio»: “O autor, apoiado no método do inquérito directo e da análise de que dispõe o etnógrafo, apoderou[1]se de um sem-número de conhecimentos basilares que são grandemente valorizados sob o ponto de vista interpretativo pelo domínio das línguas nativas e do crioulo. Depois de há muito familiarizado com a bibliografia que diz respeito à região, encontra relações e procura explicações para factos de história económica e social de enorme interesse”.
Edição profusamente ilustrada em folhas à parte com cuidadas fotografias reproduzindo as várias etapas dos processos produtivos bem como dezenas de panos já terminados, ilustrado ainda no corpo do texto com belíssimos desenhos etnográficos dos teares e da restante utensilagem, da autoria de Fernando Galhano. Edição invulgar e estimada.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..